quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bravíssimo

O espetáculo Bravíssimo, com atuação, dramaturgia e direção de Ricardo Guilherme. Inspirada em crônicas de Nelson Rodrigues publicadas entre 1950 e 1970, a montagem analisa arquétipos de identidade do povo brasileiro.
Guilherme usa duas personagens emblemáticas: "a grã-fina das narinas de cadáver" e "a vizinha gorda e cheia de varizes". A primeira representa aqueles que menosprezam o país e preferem humilhar os outros. Já a segunda acredita na transformação da nação brasileira. A peça comemora os 40 anos de carreira do ator.

No cenário, Ricardo com papéis na mesa, rasga, mastiga, e atira na platéia, isso dá vida a peça e ação para as criticas que nos faz refletir. É isso que mais gosto no teatro, a capacidade de nos mobilizar, sensibilizar e principalmente nos fazer PENSAR! Claro, isso se dá como resultado de um excelente texto com uma atuação ótima.
O ator permanece sentado todo o tempo, mesmo assim, consegue interpretar e nos passar várias sensações usando apenas a sua expressão facial e seu vozerão imperativo ao microfone.
 
Ótimo! Adorei!!!
Todos os brasileiros deveriam assistir!

"...E fica todo mundo numa deliciosa e alienada inércia contemplativa..."

"...O brasileiro tornou-se um Narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: — não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a auto-estima..."

"O problema é a baixa auto-estima que nos acostumamos...quando percebemos quem verdadeiramente somos, aí sim seremos os melhores do mundo..."

Atuação, Direção e Dramaturgia: Ricardo Guilherme
Local: Caixa Cultural
Data: 1º a 11 de julho de 2010
Horário: Quinta a domingo, 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário