terça-feira, 22 de junho de 2010

Na terça...

....De fato estou doente. Mas não é doença grave. Sofro de beleza. Não é por acidente que beleza rima com tristeza. Albert Camus dizia que a beleza é insuportável. Rafael Consinos-Asséns, poeta judeu-espanhol, pedia a Deus que não houvesse tanta beleza. Vinicius confessava que a beleza lhe dava vontade de chorar. A Adélia Prado confirma, dizendo que o que é bonito enche os olhos d'água. E a Cecília Meireles, aquela que " ás areias e gelos quis ensinar a primavera" se descrevia como " essa que sofreu de beleza." É isso: eu também sofro de beleza.
...Sem a minha tristeza eu ficaria aleijado - acho que até pararia de escrever. Porque a minha escritura é um contraponto musical á minha tristeza.
...Mas não é tristeza de tristeza, é tristeza de que haja tanta beleza, beleza que é demais pra mim...
...Minha tristeza é mansa e boa. Não se preocupem comigo. Diz a Adélia que " pode com a tristeza é quem não perdeu a alegria". Enquanto eu ouvir Bach estarei salvo.

Lindo! essa é uma das minhas expressões que se expressam nas lindas e sábias palavras do Rubem! eu definitivamente o amo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário