sexta-feira, 18 de outubro de 2013

37° Mostra Internacional de Cinema

E dada a largada para a 37° mostra internacional de cinema.
Está um absurdo de lindo a capa desse ano.
Ontem tive o prazer de assistir Dr. Fantástico e Barry Lyndon na maratona Kubrick no Cinesc.
Em seguida do último filme, houve debate com a presença forte e marcante da Christiane Kubrick.

Mas é inacreditável os ingressos custarem tão caro, sendo que esse é um evento com muitos patrocínios. Até o material de distribuição com a programação é cobrado.

No intervalo de um filme para o outro, tive o privilégio de encontrar com uma figura chamada "Verdy". Um senhor que encontro há três anos pela região da Augusta. Ele é vendedor de livros e toda a bugiganga que possa lhe trazer algum dinheiro para infelizmente sustentar o seu vício pelo crack.
Já almocei com ele há dois anos atrás; ele já me deu uma carona num guarda chuva quebrado; Já tomamos café juntos e mesmo assim, todas as vezes que ele me encontra é como no filme "Como se fosse a primeira vez", ele nunca se lembra de mim. E em nossa conversa ele muitas vezes pergunta coisas que ele já perguntou antes. Ele relata que teve aneurisma e outros problemas que comprometeram a sua memória.
Mas o cara é um gênio. De uma tamanha espontaneidade e honestidade. Conhecedor de todos os filmes, atores, diretores. Consegue discutir com muita sensibilidade e propriedade. Parece ser de uma família de intelectuais, pelas histórias que me conta.
Tomamos mais um café juntos e comemos pão de queijo e bolo de café. Ele falava com todos que passavam. Elogiando as roupas, cabelos e puxando assuntos interessantes a respeito de cada um que por ali passava. Inicialmente algumas pessoas olhavam com repúdio, mas logo se rendiam a simpatia do Verdy. Normalmente quando ele fala de algo que considera muito bom, com entusiasmo ele diz: "Jack Nicholson é um luxo". rs Sempre dava risada quando ele falava "luxo". E muitas vezes ele me chamava de "Santinha". "Não santinha, minha cabeça não é muito boa, você sabe!".
Infelizmente o vício está acabando com ele. Está com 67 anos. Com dificuldades de andar e bem magro. Não consegue se livrar do uso das drogas, apesar de ter ajuda da irmã. Ele me disse ontem á respeito da morte: "Eu preciso ir embora, tenho que ir". No que respondi: "Eu não queria que você fosse".
Tentamos um ingresso gratuito para ele entrar, mas o pessoal da Mostra não liberou. Nos despedimos depois de mais de duas horas conversando e mais uma vez ele se foi. Dessa vez como das outras, não sei quando ou se o encontrarei novamente.

"A vinheta da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi criada por Amir Admoni com sonorização de André Abujamra; a animação é baseada na aquarela "Ensaio na Chuva" de 1974, feita pela esposa do cineasta Stanley Kubrick, Christiane. A aquarela foi feita durante as filmagens de "Barry Lyndon", na Irlanda, e representa o diretor e um de seus atores nos ensaios antes das filmagens."



Nenhum comentário:

Postar um comentário