segunda-feira, 14 de março de 2011

Cisne Negro

Ontem assisti Cisne Negro com umas amigas, (Jojó, Paty, Ligia e Ju)
Aparentemente um tema comum sobre o mundo do balé.
Mas no desenrolar da história, à medida que vamos entrando no mundo de Nina, a protagonista, ficamos tensos, angustiados e admirados com a beleza de cada detalhe e intensidade das cenas.
 Inicialmente Nina vive em um mundo sufocado pela mãe superprotetora, essa redoma vai sendo desfeita quando ela começa ir à busca de sua superação e encontro consigo mesma. Exemplo de quando ela joga fora todos os seus bichos de pelúcia para romper com o seu quarto infantil e relação manipuladora e possessiva de sua mãe.
Nina explora e vive os seus desejos, obsessões e emoções reprimidas através de seus sonhos, fantasias e atitudes sombrias. Em alguns momentos entra em um estado psicótico, sendo incapaz de separar a realidade da fantasia.
Sem adentrar muito as questões da psicologia, esse filme é um processo de desenvolvimento psíquico, ou seja, a integração dos desejos conscientes com os desejos do inconsciente.
Se esses aspectos não estiverem com um bom funcionamento, e esses desejos ficarem brigando, um pouquinho de psicose causa mesmo, rs
O que todos nós buscamos o equilíbrio, a nossa plenitude (dessa vez não plenitude econômica, tá jojó,rs). A Plenitude do ser. O ser em sua totalidade. O encontro com o *Self.

Muito bom!

Sula

* O self é a própria autoconsciência. O ego é um dos componentes do self, juntamente com outras instâncias psíquicas, como o ID( os impulsos e instintos biológicos) e o Superego( as proibições sociais e ordem moral). O self é a integração do ego, id e superego.
O ego saudável mantém um equilíbrio com o id e superego, para construir e manter dinamicamente o self sadio. Fonte: http://neuronios-saudemental.blogspot.com/2010/02/ego-x-self-confusoes-semanticas.html

Título original: (Black Swan)
lançamento: 2010 (EUA)
Direção:Darren Aronofsky

2 comentários: