sábado, 22 de maio de 2010

Contos do pássaro encantado - Rubem

Sempre falo isso, mas ler Rubem Alves, me faz companhia, me traz coisas boas, me enche de alegria.

Um trecho de uma das crônicas desse livro (mais um pra minha coleção)
A saudade

"...Conta-se de um homem que era apaixonado por sua mulher. A morte, entretanto, indiferente ao amor, levou-a. Ele ficou dilacerado pela dor e dirigiu-se aos deuses, pedindo que trouxessem a sua mulher da casa dos mortos. Os deuses responderam que não tinham poder sobre a morte, mas tinham poder sobre o sofrimento dele. Eles poderiam curá-lo do sofrimento.

- Como assim? – o homem perguntou.
- O seu sofrimento se deve ao fato de que você se lembra dela e sente saudades. Se nós a apagarmos da sua memória, você deixará de ter saudades e ficará feliz…
- Tudo menos isso! – ele gritou. – Porque é na dor da minha saudade que ela continua viva…
...Quem fala é um homem que foi inteiro e agora está pela metade.Só uma metade ficou. Mas a que ficou não era a metade mais amada.A outra metade essa arrancada, essa era a adorada... Saudade, tantas vezes ele repete essa palavra.Sabe que não será ouvido, porque ausências não ouvem.As ausências falam do seu silêncio.Dizem aquilo que se foi.Dói-lhe nas mãos uma mortalha, onde escreve o seu lamento.Mas seu lamento é inútil como um uivo de um cão numa noite sem lua.

... As palavras se repetem porque a dor pulsa e lateja.

Saudade: já tive a alegria de possuir o objeto que amo.Ele era meu.Mas agora se foi para longe de mim.Dentro do meu abraço está o vazio.
Rubem Alves

3 comentários:

  1. Fantástico este livro. "Quanto te vi, amei-te já muito antes, tornei a achar-te quando te encontrei", a frase de Fernando pessoa tem tudo do livro. Rubem é impar.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico este livro. "Quanto te vi, amei-te já muito antes, tornei a achar-te quando te encontrei", a frase de Fernando pessoa tem tudo do livro. Rubem é impar.

    ResponderExcluir
  3. Fantástico este livro. "Quanto te vi, amei-te já muito antes, tornei a achar-te quando te encontrei", a frase de Fernando pessoa tem tudo do livro. Rubem é impar.

    ResponderExcluir